InícioFases da vidaComo socializar filhotes de cachorro

Como socializar filhotes de cachorro

Como você sabe, os cães se socializam diferente de nós. Eles dependem muito de seu olfato e linguagem corporal, assim como de vocalização. A socialização começa logo na primeira semana de vida. Então, o filhote deve ser afastado de outros cães enquanto está recebendo sua rodada de vacinas. A maioria dos filhotes sociabilizados desde o nascimento tem um sistema de comunicação bem desenvolvido. Mas enquanto alguns ainda estão na adolescência, especialmente as raças maiores, você pode notar alguma estranheza entre amigos e novas apresentações.
 
Um filhote de cachorro que foi bem socializado pode de repente apresentar sinais de medo, medo-agressão, agressão ou submissão extrema. Ou seu filhote pode não estar sendo exposto o suficiente a outros cães em passeios e parques. O truque é apresentar seu filhote para alguns cães lentamente. Se não tiver escolha e precisar manter um cão tímido junto com outros cães, ainda há algumas coisas que você pode fazer.
 
 

Cachorro de pequeno porte

 
Socializar cães pequenos1. Companheiros de Brincadeiras – Encontre um amigo que tenha um cão de tamanho similar ao seu. Nesse momento, pedir a um tímido Yorkie para brincar com um Great Dane é desaconselhável. Verifique se o cão do seu amigo é amigável com cães. Também ajuda se ele for brincalhão, calmo e seguro. Provavelmente seu Yorkie vai acabar seguindo o cão e aprendendo sinais de comunicação com ele.
 
2. Passeios – Cães na coleira são diferentes de cães sem coleira. Lembre-se de perguntar a qualquer outro tutor de cachorro antes de apresentar seu filhote. Descubra o comportamento do outro cão – ele é tranquilo? O tutor tem controle sobre ele? Tente apresentá-los com uma ligeira folga na coleira, mas mantenha a mão firme para puxá-lo, se necessário.
 
3. Parques para Cães – Descubra o horário em que o parque está quase vazio. Analise rapidamente os cães do parque antes de entrar e observe tamanho, raça, e como interagem entre eles. Se algum deles mostrar sinais de agressão, não entre. Também não entre se os tutores não estiverem vigiando seus cães. Mantenha uma coleira curta em seu filhote para que possa puxá-lo facilmente se houver algum problema.
 
 
Sociabilizar raças grandesRaças grandes
 
1. Cuidador de Cães – Tenha sempre alguém a mão para cuidar do cachorro. Não deve haver mais de dez cães por pessoa. Se possível, converse com a pessoa com antecedência para se sentir seguro com suas credenciais. Verifique se há locais onde seu filhote possa subir ou se esconder, como mesas pequenas ou bancadas. Assim, ele sempre terá para onde escapar se o tumulto ficar muito difícil.
 
2. Hotéis – Se possível, é claro, deixe seu filhote sem contato com outros cães, mas a maioria dos canis oferece horário para brincadeiras durante sua ausência. Se estiver deixando mais de um cão, peça para que fiquem em grupos diferentes. É possível deixá-los juntos, mas um deles pode se tornar protetor e causar problemas. Peça também para que não haja mais de cinco cães no grupo, pelo menos no começo.
 
3. Parques – Se estiver cansado de ir ao parque ás 6 da manhã para evitar a maioria dos cães, prepare seu filhote antes de levá-lo para enfrentar o rush. Deixe seu filhote farejar um pouco fora do parque e entre com ele lentamente. Porém, é melhor deixá-lo explorar o parque depois que entrarem. Parques cheios podem ser caóticos, por isso é especialmente importante saber onde está o seu cão o tempo todo. Para mais segurança, siga o cão pelo parque.
 
Agressão pode ser controlada com treinamento apropriado, mas nunca apresente o filhote aos outros se não tiver certeza de qual será sua reação. Algumas raças, como Pit Bull, podem ser agressivas com cães e é melhor mantê-los longe de situações com muitos cães.
 
Aprenda a linguagem corporal de cães. Leve um pequeno livro com imagens, assim você pode descobrir qualquer problema imediatamente. Lembre-se, não é rude corrigir o cão de outra pessoa, desde que você seja gentil, positivo e eficiente. Ferramentas como frasco de spray podem ser úteios em situações com muitos cães. Mesmo que os cães se comportem bem, você pode usar esse recurso para chamar a atenção de um cão ou interromper uma conversa chata.

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS