InícioSaúdeCuidadosVacinas e Calendário de Vacinação

Vacinas e Calendário de Vacinação

Quais vacinas meu cachorro precisa tomar? E se ele nunca foi vacinado? Quando são essas vacinas? Saiba mais e veja o calendário de vacinação para o seu cachorro.
 
É importante saber que as vacinas que seu cão deve receber e os intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que cuida do seu cão. Aqui no Tudo sobre Cachorros buscamos esclarecer as suas dúvidas e disponibilizar um calendário de vacinação pra você acompanhar as vacinas do seu cão. Indepentemente das vacinas que o veterinário irá aplicar, as vacinas múltipla (V8 ou V10) e anti-rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação.
 
Os cachorros adultos que nunca foram vacinados ou os filhotes que já passaram da época correta de vacinar precisam receber três doses de vacina múltipla (com intervalo de 21 dias entre elas) e uma dose de vacina anti-rábica. Isso também vale para cães “desconhecidos”, quando não se sabe se foram vacinados um dia. Ou seja, as vacinas V8 ou V10 devem ser dadas quando o cão tiver, respectivamente, 45, 66 e 87 dias de vida. Ao completar 129 dias de vida, os filhotes devem tomar a vacina contra a raiva, garantindo a imunidade de mais uma doença. Ambas as vacinas (v8 + raiva) devem ser refeitas todo ano.
 
Além dessas vacinas, existe a imunização contra a leishmaniose ou calazar, uma importante zoonose (doença que pode ser transmitida do bicho para os seres humanos). Essa vacina é aplicada em regiões onde a doença é comum e deve ser antecedida de exames para detectar se o cão já tem a doença.
 
vacinas cachorro
 
Não se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade, a menos que a cadela que deu à luz aos filhotes nunca tenha sido vacinada, pois as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da mãe para a cria. Esse é um dos motivos pelos quais você só deve pegar um filhotinho com 2 a 3 meses de vida, de preferência com no mínimo 2 doses da vacina v8 ou v10 (ou seja, o filhote deve ter 66 dias de vida no mínimo). Veja aqui nosso artigo sobre a hora ideal de tirar um filhote da ninhada.
 


Diferenças entre vacina V8, V10 e V11

Não existe uma melhor que a outra, isso depende. A v8 protege contra as seguintes doenças:
Cinomose
– Hepatite Infecciosa Canina
– Adenovirose
– Coronavirose
– Parainfluenza Canina
Parvovirose
– Leptospirose canina
 
A diferença é que a v10, v11, v12 e etc. incluem outros sorovares da bactéria leptospira. E, embora isso pareça bom, na verdade pode ser em vão. Isto porque cada região tem mais probabilidade para um ou outro tipo. São mais de 250 tipos existentes, e o que reúnem nessas vacinas são aqueles com maior probabilidade, de acordo com a região.
 
Sendo assim a V10 e a V11 protegem alguns tipos de leptospirose que aqui no Brasil nunca foi encontrado evidência de existir.
 

Vacina contra giárdia

A maioria dos veterinários recomenda a administração dessa vacina, que não impede totalmente que o cão contraia giárdia, mas vai abrandar os efeitos da giardíase. Ou seja, o cachorro pode até ter giárdia, mas de uma forma mais branda. Essa vacina é feita em 2 doses com intervalo de 15 dias.
 

Reações da vacina em filhotes

É comum algumas alterações no comportamento de cães vacinados:
– febre
– edema na região onde foi aplicada a vacina (inchaço)
– prostração (o cão fica “pra baixo” e desanimado)
 
Esses efeitos devem passar em 24 horas, avise sempre seu veterinário sobre qualquer mudança no comportamento do seu cachorro.
 

Diferença da vacina nacional e importada

Fizemos um vídeo no nosso canal falando das diferenças entre a vacina nacional e a vacina importada. É FUNDAMENTAL que você assista esse vídeo pois isso pode salvar a vida do seu cachorro:
 

Calendário de Vacinação para Cães

calendario de vacinacao caes

No dia da vacinação recomenda-se:

– Cães dóceis devem estar com coleira e guia, ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina.
– Crianças não devem levar os animais para vacinar.
– Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas.
– Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para evitar fuga ou acidentes.
– Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.
 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 

Produtos essenciais para o seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

Vacina contra raiva de graça

vacinas cachorroPara proteger contra raiva, a Prefeitura de SP disponibiliza a vacinação gratuita. As campanhas acontecem sempre em agosto e existem postos permanentes que vacinam o ano todo.
 
Endereços de Postos de Vacinação contra a RAIVA na cidade de São Paulo:
Butantã – Av. Caxingui, 656 – Fone: 3721-7698
Cidade Ademar – Rua Maria Cuofono Salzano, 185 – Fone: 5675-4224
Ermelino Matarazzo – Av. São Miguel, 5.977 – Fone: 2042-6018
Guaianazes – Rua Hipólito de Camargo, 280 – Fone: 2553-2833
Itaim Paulista – Rua Ererê, 260 – Fone: 2053-2027
Mooca – Rua dos Trilhos, 869 – Fone: 2692-0644
Perus – Rua Sales Gomes, 130 – Fone: 3917-6177
Santana – Rua Santa Eulália, 86 – Fone: 3397-8900
 
Leia mais:
Doença do Carrapato (Erliquiose)
Cinomose
Raiva

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS