InícioSaúdeCuidadosAndar de carro com o cachorro

Andar de carro com o cachorro

No carro, o cão sente-se normalmente como em casa. Para o animal, o motor que ronrona é sinônimo de perspectiva de passeio, ou de atividade em companhia do dono.
 
Quando se escolheu um cão de uma raça grande, terá que se estudar, num prazo mais ou menos longo, a mudança de carro. Levando o cachorro apenas para o veterinário ou em uma longa viagem, o cão deve ter o seu lugar no carroe não se pode enfiá-lo entre malas. Deve poder dormir e mover-se a vontade.
 
Em qualquer automóvel, o lugar do cão é na traseira. Alguns cães de tamanho pequeno colocam-se voluntariamente na traseira, que reconhecem como sua, o que facilita as coisas quando o espaço está cheio. Mas, cuidado! Neste lugar o sol incide muito forte e uma freada súbita (ou uma batida) podem ser dolorosamente sentidos pelo animal, que será projetado para a frente.
 
 

Por que o cachorro não pode ficar solto dentro do carro?

 
Tanto cães grandes quanto os pequenos devem ficar contidos dentro do carro para evitar algumas coisas como:
 
1. Pular em cima de quem está dirigindo, podendo causar um acidente
2. Fazer algo impróprio no carro, tirando a atenção do motorista
3. Ser projetado pra frente e ser jogado pra fora do carro, podendo levar à sua morte
 
Alguns tutores, em particular aqueles que preparam os cães para campeonatos ou concursos de trabalho, preferem acondicionar, na parte traseira do automóvel, uma caixa fechada que impede o animal de sair dali e cansar-se, ao tentar manter o equilíbrio ante as irregularidades da estrada: curvas, acelerações, freagens… As caixas de transporte são sem dúvida a maneira mais segura de levar um cachorro no carro. Veja aqui como treinar o cachorro a usar a caixa de transporte.
 
Pela lei do Brasil, o cão não pode ir solto dentro do carro. Ele deve estar dentro de uma caixa de transporte, em uma cadeirinha própria pra cães ou usando cinto de segurança para cachorro.
 
Jamais coloque seu cachorro no porta-malas. Mesmo que este esteja sem a tampa, se houver uma batida na traseira do seu carro, seu cão pode sofrer um grave acidente. Pense: você colocaria seu filho de 4 anos no porta-malas do seu carro? É assim que você deve pensar em relação ao cachorro.
 
 

Calor x hipertermia

 
Todos os anos, numerosos cães morrem de um golpe de calor, em consequência, quase sempre, de uma estada prolongada (meia hora é o suficiente) em um carro deixado ao sol e onde não entra ar. A polícia, avisada pelos transeuntes, deve intervir, quebrando um vidro para salvar o animal. É preciso muita atenção principalmente se você tem um cão braquicefálico (sem focinho), que tem ainda mais dificuldade para respirar em clima quente. Em dias quentes, quando sair com seu cachorro de carro, ligue o ar condicionado para deixar o carro sempre fresco. Jamais deixe seu cachorro dentro do carro sozinho, nem por 10 minutos.
 
 

Como reconhecer se seu cão está passando mal por causa do calor

 
Um cão ardente, num estado de semi-consciência, que se baba e cujas mucosas estão mais escuras do que é habitual deve ser socorrido imediatamente. Nestes casos, deve-se levá-lo, o mais rapidamente possível, a um lugar ventilado, respingá-lo abundantemente com água fria; se necessário, por-lhe uma bolsa de gelo na cabeça e levá-lo ao veterinário mais próximo. Não dê gelo para seu cachorro comer se ele estiver com o corpo quente demais. A água gelada demais, se ingerida, pode contrair os músculos do cachorro e ele pode morrer quase que instantaneamente.
 
 

Como evitar que seu cão passe calor no carro

 
Este tipo de acidente é muito fácil de evitar. Os problemas de estacionamento existem sim, mas um automóvel onde deve permanecer um animal deve ser deixado sempre num estacionamento que tenha sombra, e o proprietário deve estar ciente de que o sol roda no decorrer do dia e as sombras não são fixas. Também terá que deixar um pouco aberta uma janela. Mas vamos recomendar: procure não deixar seu cão sozinho no carro. Leve-o com você sempre que possível. Muitos cães morrem porque foram deixados no carro, mesmo que por alguns minutos. Se você está indo a um lugar que não aceita cachorro, é melhor deixar o cão em casa.
 
 

Retire a guia quando for entrar no carro

 
Outro acidente, também grave, se bem que menos conhecido, é o risco que o animal corre quando o dono, imprudente ou distraído, não lhe tira a coleira. Ao mover-se, o animal enrola-se em alguma alavanca, por exemplo, e não conseguindo desenrolar-se, cada vez se mexe mais, e pode acabar estrangulado, principalmente se tiver uma coleira do tipo enforcador.
 
 

A importância do cinto de segurança pra cachorro

 
O cinto de segurança é uma forma prática e segura de proteger seu cachorro no carro. Ele não precisa ser condicionado como a caixa de transporte ou a cadeirinha. Basta conectar o cinto de segurança pra cachorro no cinto do carro e na coleira peitoral do cão. Nunca use coleira de pescoço ou enforcador junto com o cinto de segurança, pois em uma freada brusca o cachorro pode se enforcar.
 
Compre aqui um cinto pro seu cachorro.
 
 

Cuidados na estrada

 
cachorro carroNo decorrer de uma longa viagem, o cão, como os seus tutores, necessita se reanimar e agradecerá uma parada no caminho a cada duas horas, aproximadamente. Mas, cuidado! Uma parada no acostamento de uma estrada ou de uma rodovia é apenas outro perigo. O animal, aterrorizado pelo ruído e desorientado pela novidade, pode fugir e atravessar a estrada. É necessário ter a precaução de colocar-lhe a coleira antes mesmo de abrir a porta.
 
As viagens em automóvel expõem o animal a desidratação, é necessário proporcionar-lhe água fresca. É igualmente necessário dar-lhe ar, mas não em excesso. Nunca deixe o cachorro com a cabeça pra fora da janela! Você deixaria seu filho viajar com a cabeça pra fora da janela? O risco que seu cachorro corre é o mesmo. Não dê chance pro azar. Além disso, o vento em excesso na cabeça do cachorro pode causar otite, rinite, conjuntivite, queratite…
 
 

Como levar o cachorro no carro

 
Há diversas formas de proporcionar mais segurança, conforto e tranquilidade para o seu cachorro em um passeio de carro. Veja abaixo diversas opcões para proteger o seu cão.
 
– Caixa de transporte
– Cadeirinha pra cães
Cinto de segurança
 
cinto de segurança pra cachorro

comprar

 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS